Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Mais de oito anos se passaram desde que o primeiro pilar de concreto do Hospital Regional de Santa Maria começou a ser levantado, em março de 2010, quando a obra do complexo teve início na Rua Florianópolis, no Bairro Pinheiro Machado. De lá para cá, muitas especulações, atrasos e impasses emperraram a abertura do prédio, entregue em setembro de 2016. Mas, na manhã desta sexta-feira, enfim, um novo capítulo foi escrito.
Como vão funcionar os atendimentos no Hospital Regional a partir desta segunda
Às 9h30min, o primeiro ambulatório, de especialidades em doenças crônicas, foi inaugurado oficialmente. A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades de Santa Maria e região, do secretário estadual de Saúde, Francisco Paz, do governador, José Ivo Sartori (MDB), do ex-prefeito e atual secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer (MDB), do deputado federal Osmar Terra (MDB), diretores do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul (quem vai gerir o hospital), e muitos outros políticos e representantes de entidades e associações.
Prefeitura recomenda que médicos notifiquem casos de gripe A
- É um projeto que está sendo ansiosamente esperado para ser colocado em prática e que toda a comunidade está muito esperançosa já há bastante tempo. E nós não podíamos fugir a esse desafio. É um projeto que vai ficar em Santa Maria e tenho certeza que vai ser uma instituição modelar para outros estados e que veio para ficar - discursou Marne de Freitas Gomes, diretor-presidente da Fundação Universitária de Cardiologia do Rio Grande do Sul.
Protozoário da toxoplasmose é encontrado em caixa de água de casa de Santa Maria
Os atendimentos, no entanto, começam só na segunda-feira, quando o local começará a receber os usuários encaminhados pelos serviços de Atenção Básica dos 32 municípios que compõem a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS).
- É uma celebração de uma conquista da comunidade, em primeiro lugar. A abertura do ambulatório é mais um passo para a reformulação do Hospital Regional. Cada ação foi planejada com muita responsabilidade e cuidado e o trabalho sempre foi conduzido com prioridade e seriedade. Para nós, a saúde pública é um assunto sério - comentou o governador José Ivo Sartori.
A previsão é que, durante o primeiro ano de funcionamento, o hospital atenda cerca de 5 mil pessoas. A unidade ambulatorial contará com especialistas em cardiologia, endocrinologia, angiologia, nefrologia e oftalmologia. Já a equipe multiprofissional será formada por enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, profissionais de educação física e técnicos de apoio operacional.
O deputado estadual Valdeci Oliveira divulgou uma nota sobre a inauguração do Hospital Regional. Confira na íntegra:
NOTA OFICIAL - Inauguração do Ambulatório do Hospital Regional
"Em relação à inauguração do ambulatório do Hospital Regional de Santa Maria, ocorrida nessa sexta (6), faço questão de assinalar que a medida, após um período bastante longo de indefinições e de dúvidas, representa um avanço rumo à abertura integral do complexo. Reafirmo, no entanto, que, na condição de deputado estadual da cidade e da região, continuarei lutando pelo que é fundamental e essencial: o funcionamento dos leitos na modalidade 100% SUS e o funcionamento dos serviços de média e alta complexidade da estrutura.
O convênio de gestão do Regional, recentemente assinado pelo Estado e pelo Instituto de Cardiologia, infelizmente não traz nenhuma menção oficial - nem mesmo apresenta sequer um cronograma - sobre a abertura dos leitos, o que, de fato, é uma preocupação para uma comunidade já cansada de prazos e datas não cumpridas. Nesse sentido, já protocolei, na Assembleia Legislativa, um requerimento de audiência pública para poder, de maneira oficial e coletiva, discutir essa questão com as instituições e autoridades locais, regionais e estaduais de saúde.
Também reitero e relembro que jamais fui contra a construção do Hospital Regional. Como prefeito municipal, inclusive, eu alterei por duas vezes a lei do plano diretor para permitir que o complexo fosse construído na Região Oeste da cidade. Lamentavelmente, a primeira decisão tomada pela Secretaria Estadual da Saúde, na época, foi a de construir o Regional dentro do Distrito Industrial de Santa Maria, em uma área próxima ao Lixão da Caturrita, iniciativa que acabou barrada pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário e que gerou bastante atraso no início das obras.
A única ponderação que fiz nos debates realizados sobre a construção do Regional foi a de que, se o mesmo investimento público fosse aplicado no Hospital Casa de Saúde ou no Hospital Universitário, ambos já existentes, a cidade e a região contariam com 200 novos leitos abertos em um período de tempo muito mais curto. Como gestor público, tinha o dever de fazer esse alerta. O tempo mostrou que essa visão estava correta, pois já se passaram 15 anos e, até hoje, nenhum leito foi aberto no Regional.
Por fim, repudio ainda qualquer tentativa de se misturar a pauta da saúde pública com as disputas políticas e eleitorais locais ou estaduais. O Hospital Regional de Santa Maria 100% SUS não pertence ao partido A, B ou C. O Hospital Regional é do povo santa-mariense, do povo da Região Central e do povo gaúcho".